top of page

Liderança aplicada no Golden Circle de Simon Sinek

  • farol+
  • 15 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de ago.

Vez ou outra, eu me pego assistindo – de novo e de novo... – o TED do Simon Sinek sobre a teoria do Golden Circle. Toda vez, me sinto como da primeira, minha cabeça parece que se abre e vai explodir. 🤯


Na farol+, falamos muito sobre liderança e o impacto dela na equipe. Tipo pai e mãe corporativo, sabe? Foi aí que vi o quanto a imagem do líder influencia na dinâmica do time, e não só suas ações.


E aqui cabe um comentário: não cheguei a exercer nenhum cargo de gestão oficialmente e, por isso, pode ser mais simples chegar a estas conclusões. Liderar não é, nem de longe, fácil. Mas ser mal gerido também não é, nem de longe, fácil.

Ah, calma. Antes de continuar, vamos combinar aqui que o que é bom pra mim, pode não ser pra você? E o que é ruim pra você, pode não ser pra mim. 😉 As palavras-chave aqui são: respeito e diversidade.


O que antes, pra mim, era aplicável “só” no marketing e na comunicação, agora virou algo maior. Uma forma de pensar e de agir.


Liderança aplicada na teoria do Golden Circle
Blog farol+ | Liderança aplicada no Golden Circle de Simon Sinek

Vou compartilhar as relações que fiz e espero que faça sentido pra você também. 🤔


1. What - o que fazemos?

Este é o nível mais periférico e abrangente, como se coubessem mais pessoas no círculo, representando, simbolicamente, a quantidade de chefes que tem por aí. E diz respeito aos produtos ou serviços que a empresa oferece. Teoricamente, todos na organização sabem o que oferecem ao mercado.


2. How - Como fazemos isso?

O "como" é a forma como o líder coloca sua visão e seus valores em prática para empoderar sua equipe. Isso inclui as estratégias que utiliza, as competências que desenvolve (ou não) em sua equipe e a aplicação da cultura da organização no seu dia a dia e do seu time.


Sabe aquela expressão “tal pai, tal filho”, é mais ou menos isso. Não tem como cobrar que a sua equipe seja empática com as outras áreas, se você esquece de colocar a sua empatia pra jogo. 😳


3. Why - Por que acreditamos?

Aquela liderança de verdade começa pelo "porquê". É aqui que percebemos a sua crença e seu propósito. Líderes inspiradores não apenas dão ordens ou estabelecem metas; eles comunicam um motivo, prático ou pessoal, que direciona seus liderados. O "porquê" é o que motiva os colaboradores a se comprometerem e se engajarem significativamente.


Um líder que se comunica a partir do seu propósito inspira confiança e lealdade, permitindo que os colaboradores se conectem emocionalmente com a sua visão. Isso resulta não apenas em maior produtividade e satisfação, mas também em um ambiente de trabalho mais positivo e singular.


E então, o que você acha disso tudo que compartilhei?

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Vamos bater um papo?
Pode ser por telefone, Whats ou e-mail!

Também gostamos de um cafézinho em boa companhia! Venha nos conhecer!

Acompanhe a gente

  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page